Login:



Esqueci meu login | 27/07/2017

São Caetano do Sul lidera o ranking da inclusão digital no Brasil, no quesito acesso domiciliar. É a cidade que possui a maior quantidade de moradores com computadores em casa, o equivalente a 41% da população (140 mil habitantes). A estatística, divulgada em abril último, consta do Mapa da Exclusão Digital divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a organização não-governamental Comitê para a Democratização da Informática (CDI). O levantamento traça um panorama da exclusão digital no País, que atinge 149,9 milhões de brasileiros, número que representa 84,6% da população. Segundo Marcelo Néri, coordenador do estudo e chefe do Centro de Políticas Sociais da FGV, a pesquisa serve de suporte para a definição de políticas públicas, investimentos de empresas privadas e ações de organizações não-governamentais.
Estar entre os 15,4% dos habitantes do País que têm acesso ao equipamento básico de informática favorece o município, que já possui políticas públicas voltadas à inclusão digital e à informatização para as diversas faixas etárias da população. O Centro de Convivência da 3a. Idade João Nicolau Braido é um dos exemplos. Os seus associados maiores de 50 anos têm acesso à tecnologia digital, através dos cursos gratuitos que ensinam programas como Word e Excel. O local possui uma sala especial, com equipamentos de informática disponível.
Enquanto apenas 8,98% das crianças do País até 15 anos têm acesso ao mundo digital, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a Diretoria de Educação e Cultura de São Caetano mantém, desde 1999, salas de informática para 25 mil estudantes das escolas municipais e estaduais (cerca de 17,87% da população do município), através do projeto Didaktos.
Segundo a diretora de Educação e Cultura, Maria Helena Cadioli, a iniciativa visa "oferecer a infra-estrutura na área da informática para que os professores possam desenvolver suas aulas ou projetos usando o computador como ferramenta pedagógica". Desde a implantação do projeto, foram instalados laboratórios de informática nas 21 escolas estaduais e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Raphael Pellegrino. O acervo é composto por 411 computadores, 64 impressoras e 22 scanners. Os equipamentos recebem manutenção periódica.
A Prefeitura também instalou computadores no Centro de Orientação Profissional Elvira Paolilo Braido (COPI), que oferece cursos supletivos aos moradores com idade superior a 14 anos. A instituição, que atende 765 alunos, possui um laboratório de informática com 16 computadores. A Informática é uma das disciplinas do currículo escolar do COPI.
O Complexo Educacional do Ensino Fundamental é outro espaço que contribui para o processo da inclusão digital. Ali está situada a Biblioteca Municipal Paul Harris que possui 10 salas de acesso à Internet. Das 8h30 às 17h30, moradores ou não do município, podem conectar-se, durante uma hora, à rede mundial de computadores, e utilizar os diversos aplicativos da informática.
Segundo Ana Maria Guimarães, bibliotecária encarregada, a procura pelo acesso gratuito aos computadores é intensa. Por mês, mais de 2 mil pessoas utilizam as cabines para realizar trabalhos escolares, consultas, mandar e enviar correios eletrônicos, etc. "Venho aqui, uma vez por semana, para fazer pesquisas na internet", conta Lavínia Maria Dal mas Romera, de 14 anos. Apesar de ter computador em casa, a estudante explica que muitos dos livros que localiza, durante as pesquisas virtuais, podem ser encontrados na biblioteca. "Isso facilita o estudo."
Mas os esforços da administração para diminuir o apartheid digital não param por aí. São Caetano mantém a Escola Municipal de Informática Professora Neusa Maria Nunes Branco, com 400 alunos matriculados. Os cursos são gratuitos, apostilados, e com aulas práticas, de 1h30, duas vezes por semana. Ainda pode ser citada a Escola da Vida que oferece, ocasionalmente, cursos profissionalizantes na área da informática, através de parcerias com sindicatos e associações.

Outras matérias desta edição:

Contador 24 Horas sai na Isto é Dinheiro
Dicas para Gestão Empresarial
"Planejamento, a alma do negócio"
Estados do Nordeste cobram compensação na tributária
Oposição ameaça votação das reformas e do orçamento por causa da MP da Cofins

Copyright © 2004 Financeiro24Horas.com S.A.Todos os direitos reservados. Política de segurança e privacidade